Serviço de Neurorradiologia
Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central
MALFORMAÇÕES ARTERIO-VENOSAS
TRATAMENTO ENDOVASCULAR
O que são as MAV?
As malformações arterio-venosas (MAV) são lesões vasculares pouco comuns, que podem causar hemorragias dentro do cérebro.
Uma MAV consiste num emaranhado de vasos sanguíneos anormais e particularmente frágeis, o que os torna susceptíveis a ruptura, com consequente hemorragia.
Que sintomas provocam?
As MAVs podem manifestar-se com dores de cabeça, falta de força ou alterações da sensibilidade, ou ainda crises epilépticas.
Por vezes, as MAVs apresentam-se como uma hemorragia intracraniana, obrigando ao internamento urgente.
Como é realizado o tratamento das MAV?
As MAVs têm características muito variáveis. Por esta razão, a opção de tratamento pode variar muito, existindo a possibilidade de realização de terapêutica endovascular, ou tratamentos complementares ou alternativos como Radiocirurgia e/ ou Cirurgia.
As diversas possibilidades terapêuticas não são mutuamente exclusivas, podendo existir indicação para utilização combinada de técnicas por várias especialidades.
Com o objetivo de parar ou prevenir as hemorragias associadas a MAV, podem ser efectuados tratamentos endovasculares.
Estes tratamentos podem ser baseados na aplicação de uma cola através de um microcatéter, que irá bloquear os vasos sanguíneos que irrigam a MAV.
O tratamento é feito com anestesia?
É habitualmente necessária uma anestesia geral por segurança, para que não haja movimento do doente, uma vez que é necessária precisão na abordagem dos pequenos vasos que se dirigem para a MAV, bem como na injecção da cola que os irá ocluir.
Como é feito o seguimento médico?
O doente que foi intervencionado a uma MAV será seguido na consulta de Neurorradiologia, e frequentemente em outras consultas, como Neurocirurgia. Irá realizar exames de imagem (ressonância magnética e, sempre que necessário, angiografia cerebral) para garantir que a MAV se encontra totalmente excluída.