Serviço de Neurorradiologia
Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central
ANGIOGRAFIA CEREBRAL NA CRIANÇA
O que é?
A angiografia cerebral é um procedimento realizado para visualizar os vasos sanguíneos do cérebro ou da medula. Desta forma, é possível diagnosticar e tratar corretamente várias doenças vasculares cerebrais, como aneurismas ou outras anomalias vasculares.
-
É uma técnica minimamente invasiva: um catéter (tubo de plástico fino e flexível) é inserido numa artéria ao nível da região inguinal (virilha), sendo depois guiado no interior de uma artéria até chegar ao nível do pescoço e cabeça. Para isso é injetado um contraste que permite visualizar os vasos com auxilio de Raios-X.
-
É um procedimento realizado numa sala especial com uma equipa de profissionais especializados (médicos, enfermeiros, técnicos).
-
A duração do procedimento é variável de acordo com cada utente, sendo o seu tempo médio de 30/45 minutos.
-
O procedimento é realizado na criança sob anestesia geral, com o apoio de um médico anestesista pediátrico.
Riscos associados:
O risco de complicações associado à angiografia diagnostica é muito baixo. No entanto, é importante conhecer os possíveis riscos, que incluem reações alérgicas, hemorragia, e muito raramente, acidente isquémico transitório/ acidente vascular cerebral (AIT/AVC).
-
Reações ao contraste: podem ir desde uma reação cutânea moderada com prurido (comichão) até uma queda da tensão arterial, falta de ar, perda de consciência. O surgimento de uma complicação alérgica grave está previsto e será rapidamente resolvida pelo anestesista.
-
As complicações mais frequentes são relacionadas com o local de punção (hematoma, lesão vascular), e ocorrem em cerca de 1-5% dos casos.
-
O risco de desenvolver um AIT/AVC devido a uma angiografia é inferior a 0.5%, sendo estas alterações na sua maioria transitórias, e identificadas e resolvidas durante o procedimento
Caso seja efectuada uma intervenção endovascular, existem riscos próprios de acordo com a patologia vascular.
Preparação para o procedimento:
-
O seu filho/ filha terá de ter um jejum de 6h.
-
Será internado na véspera do procedimento, se este for eletivo (programado), no Hospital D. Estefânia.
No dia do procedimento:
No dia do procedimento, a criança será transportada na companhia dos pais à Angiografia do Hospital de S. José, onde realizará o exame.
Na sala de angiografia será posicionada e monitorizada (frequência cardíaca, frequência respiratória e tensão arterial). O anestesista fará uma anestesia geral. Depois, a pele da área da região inguinal (virilha) é desinfectada e é colocado um campo esterilizado para que se possa dar início ao procedimento.
Durante o exame:
O neurorradiologista irá introduzir o catéter pela artéria, dirigindo-o para o local pretendido. Os Raios-X são utilizados apenas quando o contraste é injetado, para obter imagens, de forma a minimizar a exposição à radiação. Será utilizada a menor quantidade de contraste possível.
Depois do exame:
Após o exame, o catéter é removido e, sobre o local da punção, será aplicada pressão durante 10-15 minutos para parar a hemorragia, colocando-se, de seguida, um penso. É importante manter o membro inferior imóvel nas horas seguintes.
O médico irá informar a família de como decorreu o procedimento.
A criança será transportada para uma área ao lado da sala de angiografia - a sala de recobro - onde irá permanecer sob vigilância, até acordar. Após o que regressará ao Serviço de Internamento no Hospital D. Estefânia, acompanhado pelo Anestesista e Enfermeiro.
Recomendações:
-
Nas primeiras 24 h deve ingerir mais líquidos para ajudar a eliminar o contraste.
-
Pode ter uma dieta normal.
-
Pode tomar um duche rápido no dia a seguir à angiografia.
Recomendações pós-alta:
-
A criança deve ficar em casa na semana após a angiografia.
-
Após regressar à escola, deve ainda na primeira semana evitar atividade física vigorosa (ginástica, natação, etc.)
O que esperar no local da punção:
Este pode ficar mais sensível ou mesmo dorido. Normalmente tal sensação passa após alguns dias, podendo durar mais de uma semana.
É expectável que note uma descoloração da pele, como uma nódoa negra. Irá desaparecer em 2-3 semanas.