Serviço de Neurorradiologia
Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central
RADIOFREQUÊNCIA
A neurólise por radiofrequência é um tratamento utilizado na “dor de costas” causada por patologia degenerativa facetária. As facetas vertebrais são as superfícies articulares das vértebras, que possibilitam simultaneamente o suporte de cargas axiais e os movimentos normais da coluna vertebral. Cada articulação facetária é inervada por um par de nervos que transmite a sensação dolorosa. O objectivo da neurólise por radiofrequência é destruir temporariamente estes nervos, e reduzir a dor.
A neurólise por radiofrequência é realizada com o doente deitado de barriga para baixo. O procedimento inicia-se com anestesia local da pele e da região a intervencionar.
Para que o procedimento possa ser direcionado rigorosamente ao local a tratar, utiliza-se uma técnica de Raio-X em tempo real (Fluoroscopia). A neurólise é realizada encostando uma agulha ao nervo, que aquecerá devido à aplicação de radiofrequência, induzindo uma lesão nervosa, que impedirá a transmissão da dor.
Este tratamento é frequentemente eficaz na melhoria da dor em muitos doentes. No entanto, como acontece com outros tratamentos médicos, os resultados não são garantidos na totalidade dos doentes.