Serviço de Neurorradiologia
Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central
VERTEBROPLASTIA
Uma grande parte da força axial exercida pelo peso do nosso corpo é suportada pelos corpos vertebrais, que são pequenos cilindros ósseos articulados entre si. Com o desenvolvimento da osteoporose, estes cilindros ósseos vão desmineralizando e perdendo resistência, o que pode resultar numa fractura e no consequente colapso de uma ou mais vértebras.
Este tipo de fracturas também pode ocorrer em vértebras fragilizadas por doenças neoplásicas.
A vertebroplastia é um procedimento minimamente invasivo, que se destina a reduzir a dor tipicamente associada a este tipo de fracturas.
Como é a preparação para uma vertebroplastia?
Será feita uma avaliação clínica, onde se confirmará a existência de fracturas vertebrais passíveis de serem tratadas por esta técnica. Esta avaliação incluirá uma história clínica, exame objectivo, análises gerais e exames de imagiologia (Rx, TAC, ressonância magnética e/ou cintigrafia óssea). Nesta fase deverá partilhar todos os seus antecedentes médicos e enunciar todos os medicamentos que toma. Poderá ser necessário parar medicamentos alguns dias antes da realização do tratamento.
Como é realizada a vertebroplastia?
A Vertebroplastia é realizada com o doente deitado de barriga para baixo. O procedimento inicia-se com anestesia local da pele e da região a intervencionar. Posteriormente, é feita uma pequena incisão na pele, através da qual é inserida uma agulha no corpo vertebral, através da qual é injectado um cimento (polimetilmetacrilato), que endurece aproximadamente 20 minutos depois de injectado. Este procedimento é realizado através de visualização por uma técnica de Raio-X em tempo real (Fluoroscopia), para que a agulha possa ser rigorosamente direcionada ao corpo vertebral a tratar. Depois de concluído o tratamento, poder-se-á realizar um Raio-X ou TAC de controlo.
A vertebroplastia implica internamento hospitalar?
Tipicamente a realização de uma vertebroplastia não implica internamento hospitalar, embora este possa existir em situações específicas.
O que sentirei durante o tratamento?
Habitualmente este tratamento inclui uma sedação ligeira, razão pela qual poderá existir alguma sonolência. Independentemente desta sedação, é natural que sinta a picada da anestesia local, assim como um ligeiro desconforto durante a inserção da agulha e a injecção do cimento, que é tolerável.
O que acontece após o tratamento?
Deverá evitar conduzir e esforços nas primeiras 24-48h. Deverá regressar às suas rotinas diárias gradualmente, evitando grandes esforços nas primeiras 6 semanas.
O alívio da dor é imediato para algumas pessoas. Noutras, este alívio é mais gradual, acontecendo habitualmente nas primeiras 48 horas até ás 2 semanas. Poderá ocorrer algum desconforto no local de inserção da agulha durante os primeiros dias.
Quais são os benefícios da vertebroplastia?
-
Aumenta a capacidade funcional, independentemente da realização de fisioterapia.
-
Alívio ou desaparecimento da dor
-
Recuperação da capacidade para fazer exercício, com os consequentes benefícios para a saúde em geral
-
Tratamento associado a poucas complicações
-
Tratamento pouco traumático, com reduzida morbilidade pós-operatória